sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Educação para a Convivência com o Semi-Árido.

Um dos mais importantes eixos do Selo UNICEF é o da Participação Social. Nele, o Selo vai ajudar a promover a participação das crianças, dos adolescentes e da Comunidade em geral, na mobilização do município em busca da garantia dos direitos de suas meninas e meninos.
Afinal, crianças, adolescentes e suas famílias são capazes de produzir conhecimentos, refletir sobre sua realidade e fazer a sua parte para que o município seja um lugar melhor para se viver.

Como um dos temas do eixo Participação Social tivemos o "Esporte e Cidadania",que tão bem foi vivenciado em nosso município.

E desde novembro de 2007,começamos a desenvolver o outro tema que é a "Educação para a Convivência com o Semi-Árido", e que agora em agosto será concluído e encaminhado ao UNICEF,o tema tem omo objetivos:

· Promover, entre alunos, educadores e comunidades, o aprofundamento do conhecimento de sua região, seu povo, suas plantas, seus animais, seus climas.
· Aprender a conviver melhor com as potencialidades e os desafios do semi-árido,encontrando soluções para melhorar suas condições de vida e de todos os que estão ao seu redor.

As 36 escolas Municipais foram portanto, convidadas pela articuladora do UNICEF e então Secretária de Educação Valdenice dos Santos Aguiar, a vivenciar com suas turmas o projeto. As vivências tiveram como eixo base a pesquisa sobre como as crianças estão vivendo e desenvolvendo no semi-árido, e a socialização dos resultados com a comunidade, debatendo atitudes,encontrando soluções, questionando e construindo juntos (Escola x Comunidade), um ambiente harmonioso e saudável para todos.

Todas as escolas realizaram o projeto desde sua forma mais simples até a mais complexa,tudo diante de suas possibilidades e de acordo com o que foi pesquisado.

A equipe do LAPEO, junto com os jovens Defensores da Natureza,acompanham de perto todo o processo e agora na fase final fazem a divulgação dos resultados, seja aqui no blog, bem como nos jornais escolares e nos programas de rádio escola e da rádio comunitária local.

Até o dia 20 de agosto apresentaremos os três projetos que seram encaminhados ao UNICEF, e os demais que irão compor o livro de projetos da Secretaria Municipal de Educação. Apresentamos aqui o resumo do projeto da Escola Sebastião Gomes da Silva de Feira Nova, um projeto autêntico que envolveu toda a comunidade escolar e com certeza atingiu o seu objetivo.

Nenhum comentário: