







No dia 12 de agosto,às 14h00, realizamos uma reunião conjunta com integrantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente ( CT e CMDCA), da Educação, da Saúde e da Assistência Social, e ainda com o Conselho de Meio Ambiente, Agenda 21 e Conselho de Desenvolvimento.
Contamos ainda com a presença dos Jovens Defensores da Natureza e de toda a Caravana da Ação, que fizeram depoimentos emocionantes sobre sua participação no evento, se colocando como voluntários para os próximos eventos.
Juntos, avaliamos a Ação Municipal Esporte e Cidadania, onde por unanimidade os integrantes dos conselhos parabenizaram o UNICEF pelo incentivo e a Comissão Municipal do Selo pelo brilhante trabalho desenvolvido nos 10 dias da ação. Em seguida discutimos as políticas públicas de incentovo ao esporte no município, onde viabilizamos algumas propostas e ações que estão descritas no final do filme, onde poderemos contar com a participação dos Conselhos Municipais.
Estamos confiantes do dever cumprido, pois fomos estimulados pelo amor de nossas crianças e a certeza de que esta ação trouxe a centenas de crianças e adolescentes do nosso município horas de imensa alegria e prazer.
Alunos e professores da Escola Municipal José Miguel de Aguiar, repassam para a comunidade o resultado de pesquisas e atividades vivenciadas em sala de aula.
Em dia de Culminância do Projeto Convivendo com o Semi-Árido,a escola dá a comunidade uma verdadeira aula de sustentabilidade e os alunos são os principais protagonistas .
Parabéns a diretora da escola,Srª Tereza Cristina Interaminense Guerra,aos professores e coordenadores, que buscam incansavelmente o bem estar de suas crianças e adolescentes.
Um dos mais importantes eixos do Selo UNICEF é o da Participação Social. Nele, o Selo vai ajudar a promover a participação das crianças, dos adolescentes e da Comunidade em geral, na mobilização do município em busca da garantia dos direitos de suas meninas e meninos.
Afinal, crianças, adolescentes e suas famílias são capazes de produzir conhecimentos, refletir sobre sua realidade e fazer a sua parte para que o município seja um lugar melhor para se viver.
Como um dos temas do eixo Participação Social tivemos o "Esporte e Cidadania",que tão bem foi vivenciado em nosso município.
E desde novembro de 2007,começamos a desenvolver o outro tema que é a "Educação para a Convivência com o Semi-Árido", e que agora em agosto será concluído e encaminhado ao UNICEF,o tema tem omo objetivos:
· Promover, entre alunos, educadores e comunidades, o aprofundamento do conhecimento de sua região, seu povo, suas plantas, seus animais, seus climas.
· Aprender a conviver melhor com as potencialidades e os desafios do semi-árido,encontrando soluções para melhorar suas condições de vida e de todos os que estão ao seu redor.
As 36 escolas Municipais foram portanto, convidadas pela articuladora do UNICEF e então Secretária de Educação Valdenice dos Santos Aguiar, a vivenciar com suas turmas o projeto. As vivências tiveram como eixo base a pesquisa sobre como as crianças estão vivendo e desenvolvendo no semi-árido, e a socialização dos resultados com a comunidade, debatendo atitudes,encontrando soluções, questionando e construindo juntos (Escola x Comunidade), um ambiente harmonioso e saudável para todos.
Todas as escolas realizaram o projeto desde sua forma mais simples até a mais complexa,tudo diante de suas possibilidades e de acordo com o que foi pesquisado.
A equipe do LAPEO, junto com os jovens Defensores da Natureza,acompanham de perto todo o processo e agora na fase final fazem a divulgação dos resultados, seja aqui no blog, bem como nos jornais escolares e nos programas de rádio escola e da rádio comunitária local.
Até o dia 20 de agosto apresentaremos os três projetos que seram encaminhados ao UNICEF, e os demais que irão compor o livro de projetos da Secretaria Municipal de Educação. Apresentamos aqui o resumo do projeto da Escola Sebastião Gomes da Silva de Feira Nova, um projeto autêntico que envolveu toda a comunidade escolar e com certeza atingiu o seu objetivo.
"A criança aprende o que vive e vive o que aprende"
Se a criança vive sob crítica,
Ela aprende a condenar;
Se a criança vive sob hostilidade,
Ela aprende a brigar;
Se a criança vive ridicularizada,
Ela aprende a ser tímida;
Se a criança vive sob humilhação,
Ela aprende a sentir-se culpada;
Se a criança vive com tolerância,
Ela aprende a paciência;
Se a criança vive com encorajamento,
Ela aprende a ter confiança;
Se a criança vive com louvor,
Ela aprende a apreciar;
Se a criança vive com compreensão,
Ela aprende a justiça;
Se a criança vive com segurança,
Ela aprende a ter fé;
Se a criança vive com aprovação.
Ela aprende a gostar de si mesma;
Se a criança vive com aceitação e amizade,
Ela aprende a achar amor no mundo.
"Nós amamos porque Deus nos amou primeiro". Vamos ensinar as crianças o quanto Deus nos ama...
Protetora do Deus-menino.
O Filho de Deus foi afagado em teus braços...
Porto seguro, ventre santo.
Toque de carinho que só as mães sabem dar.
Senhora da Conceição, padroeira desse país tão grande e do nosso Orobó.
Subam até vós nossas preces e desçam sobre nós tuas bênçãos.
Com teus olhos atentos de mãe que cuida,
Vela pelas crianças de nossa terra.
Abraça tantas crianças que esperam o dia de serem adotadas,
Filhos pequenos de Deus que sonham em ter uma família.
Ilumina os casais para que não tenham medo de gestar novos filhos no coração.
Cuida, Mãe atenta, de todos as crianças com necessidades especiais.
Que seus pais e familiares possam recebê-las como um presente,
Mesmo sem compreender, possam estar abertos à graça e ao mistério.
Aparecida, mãe de amor, recebe em teus braços tantos pequeninos
Que não chegaram a nascer.
Desperta nos poderes públicos o desejo de priorizar a educação,
E a formação de nossas crianças. Que o trabalho escravo seja erradicado.
Faz brilhar nos olhos puros da inocência
a luz de um futuro mais igualitário.
Conceição Aparecida, consagramos, hoje, ao teu Coração Materno
Todas as crianças do Brasil, lança no íntimo desses pequenos
As sementes de uma nova civilização...
Faz brotar a geração do Amor.
Amém.
Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desportos de Orobo-PE
EDUCANDO COM AMOR !
Dom Hélder Pessoa Câmara